Pagar o IPVA é uma obrigação anual dos proprietários de veículos terrestres

IPVA 2021 PR – Hoje em dia existe imposto praticamente sobre tudo. Alguns são uma maneira de pagar a importação dos produtos, outros são apenas para arrecadar dinheiro, como no caso do IPVA, que é o imposto cobrado a quem possui um veículo, seja ele carro, moto ou caminhão.

Pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) é uma obrigação anual dos proprietários de veículos terrestres, isso vale para todo o país. No Paraná não é diferente, a redução do tributo é progressiva e ocorre conforme a idade do veículo. Em caso de veículos novos, o primeiro IPVA 2021 PR já é pago no ato do registro do veículo.

IPVA 2021 PR

O ano de 2014 já está acabando e agora já está na hora de pensar no pagamento do IPVA 2021 PR. Esse é um tributo é cobrado através do DETRAN (Departamento de Trânsito do estado), principal responsável pela situação do trânsito em todos os municípios. Além de cobrar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores o DETRAN-PR também se responsabiliza por implementar todo tipo de normas e/ou controles de trânsito e de ambiente das ruas das cidades.

Quem não paga o IPVA 2021 PR em dia fica impossibilitado de circular com o veículo por ruas e rodovias do estado do Paraná ou em qualquer outra área do Brasil, e caso o veículo seja parado nessas condições, isso acarretará problemas como apreensão do veículo, multa e pontos na carteira para o proprietário.

O pagamento do IPVA 2021 PR pode ser feito à vista (o que garante um desconto, na maioria das vezes) ou parcelado em até três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março). A arrecadação de 50% do imposto pago é dada ao município, que repassa a verba a áreas como saúde, educação, segurança e, claro, transporte.

Consulta e Pagamento IPVA 2021 PR

Quem quiser consultar sua situação e saber o valor do IPVA 2021 PR, pode acessar o portal do DETRAN (www.detran.pr.gov.br) e escolher dentre os serviços disponíveis online qual é o que atende suas necessidades. A consulta IPVA 2021 PR pode ser feita através de envio de dados como número do RENAVAM e do CPF do proprietário do veículo e pode ser realizada a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. Essa já é uma grande vantagem para o povo, que antigamente deveria fazer a consulta tributária do IPVA apenas pessoalmente em uma agência do DETRAN.

O pagamento do IPVA 2021 PR, assim como em outros estados brasileiros, é de valor individual. Isso significa que cada proprietário vai pagar uma quantia que irá ser calculada de acordo com algumas características do veículo, como marca, o modelo e o ano do veículo. A alíquota também é diferente para carros, motos e caminhões, e varia anualmente, de acordo com a inflação. Por isso é importante consultar o valor com antecedência (o primeiro pagamento do IPVA 2021 PR é feito em janeiro) e ficar atento para não perder o vencimento dos boletos de pagamento, o que pode gerar muita dor de cabeça e burocracia.

Tabela IPVA 2021 PR

A tabela IPVA 2021 PR ainda não foi divulgada, então para ter uma base e noção, confira a tabela do IPVA ainda deste ano enquanto a nova não é divulgada:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *