Vídeos para o despertar



Get the Flash Player to see this player.

Participação



Projeto Fossa Ecológica - Reduz Impacto Ambiental Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 78
PiorMelhor 
Notícias - Ecoterra
Escrito por LuaEstrela   

Projeto Fossa Ecológica

Reduz Impacto Ambiental

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente vem, ao longo de suas atividades, demonstrando uma grande preocupação com as questões ambientais. Dentre suas ações, implantou-se o Projeto Fossa Ecológica, o qual tem a finalidade de minimizar os impactos ambientais decorrentes das precárias condições de moradia e sanitárias da população. O projeto consiste numa medida de caráter corretivo e educativo, reutilizando pneus para a construção de fossas.

O objetivo da Fossa Ecológica é reduzir os impactos ambientais sofridos pela comunidade carente do município de Sobral (sede e distritos).

Foram construídas até o momento 01 (uma) fossa ecológica no distrito de Caracará, 05 (cinco) no distrito de Jaibaras, 10 (dez) fossas no bairro Terrenos Novos e 01 (uma) no bairro Alto da Brasília.

Através deste Projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do município de Sobral constatou que as pessoas beneficiadas encontram-se satisfeitas com o seu resultado, visto que possuíam em seus quintais poças de lama, mau cheiro e microorganismos geradores de doenças; e com a fossa ecológica, seus quintais encontram-se mais agradáveis, limpos e foram reduzidos os índices de doenças entre seus filhos.

Confira os dados operacionais:

Material
- 05 pneus de caminhão 1000 x 20;
- canos de 100mm;
- pedra de concreto ou madeira bruta;
- cal

Montagem

Perfura-se um orifício em local permeável, com 1,60m de profundidade e 1,30m de diâmetro.

Em seguida, colocam-se os pneus em posição horizontal, os mesmos devem ter entrada para os canos; suas laterais devem ser cobertas com materiais de acessível permeabilidade; após serem posicionados os cinco pneus um sobre o outro, confecciona-se a tampa.

A fossa ecológica deverá ser coberta usando-se uma pedra de concreto ou madeira bruta, rejuntada com solocal e em seguida, recoberta com material escavado.

-

Fonte:

http://www.sobral.ce.gov.br/jornal/2004/09ed_setembro/voz_povo.htm

 

 
Banner