Vídeos para o despertar



Get the Flash Player to see this player.

Participação



Palestra PERMACULTURA e TRANSIÇÃO - UMAPAZ - SP Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Notícias - Mural
Escrito por LuaEstrela   

Palestra PERMACULTURA e TRANSIÇÃO - UMAPAZ - SP

A Palestra é uma introdução teórica em Permacultura, onde os ministrantes introduzirão e especificará os conceitos e elementos da Permacultura, sua linha histórica e técnicas permaculturais; relacionando-a com paradigmas ambientais discutidos na atualidade como: efeito estufa, poluição, agricultura orgânica, habitações sustentáveis, energias renováveis, tecnologias alternativas, alimentação saudável. Na palestra serão exemplificadas iniciativas atuais que estão em desenvolvimento, com a perspectiva de pensar uma transição paradigmática para as cidades, como por exemplo o Movimento das Cidades em Transição, bem como o Movimento de Ecovilas para áreas rurais.


O movimento das Cidades em Transição, ou Transition Towns, foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como ecológicas.
Hoje o movimento se faz presente em 34 países do mundo. Já são 360 cidades oficiais mais de 373 iniciativas preparando-se para a Transição.
As Iniciativas de Transição criam um processo promissor que engaja pessoas, comunidades, instituições e cidades para, juntos, pensarem e implementarem as ações necessárias de curto e longo prazo para enfrentar duas questões emergentes que já começam a se fazer sentir: as Mudanças Climáticas e o Pico do Petróleo.


Permacultura é um sistema de "design" para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. A Permacultura foi desenvolvida no início dos anos 1970 na Austrália por Bill Mollison (Mollison ganhou no ano 2000 o prêmio “Nobel Alternativo” (Prémio Nobel Alternativo, em inglês Right Livelihood Award (“Prêmio da Sustentabilidade”) - a afamada medalha VAVILOV da academia Soviética de Ciências e recentemente foi declarado o Ecologista do Século na Austrália)e David Holmgren, unindo culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna. A palavra originou-se da expressão "permanent agriculture", porém hoje, devido a sua maior abrangência, a expressão inicial foi substituída por "cultura permanente".
A permacultura não se enquadra em nenhuma disciplina, sendo na prática um arcabouço de conhecimento transdiciplinar, abrangendo desde agricultura, arquitetura, design, ciências naturais, economia solidária, etc..
A Permacultura trata de elementos como plantas, animais, edificações e infra-estruturas (água, energia, comunicações), bem como, dos relacionamentos que podemos criar entre eles conforme sua composição em um terreno, ou seja, podemos dizer que o objeto de estudo desta ciência é o planejamento ecoeficiente de ambientes humanos sustentáveis. O permaculotor é um designer que projeto cidades sustentáveis, bairros ecológicos, condomínios ecológicos, ecovilas, escolas sustentáveis e casas ecológicas.


Neimar Marcos (ninguém)
Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Marcos fez parte durante 2 anos e foi Coordenador do Departamento de Permacultura e Design de Ecovilas na Eco-vila itinerante Caravana Internacional arco-íris por la Paz ( México), a única ecovila itinerante do planeta. Através da Caravana Arco-íris, Marcos viajou pelo nordeste do Brasil, sendo pioneiro em alguns estados como Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde deu os primeiros cursos e construiu as primeiras casas ecológicas.
Na sua estada em Pernambuco foi educador Ambiental no Centro Ecopedagógico Bicho do Mato (Recife).
Em Goias na cidade de Chapadão do Céu, foi Coordenador Geral da Estação de Permacultura Aldeia 2012. Em João Pessoa Marcos foi Diretor do Centro de Estudos Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente.
Tem realizado pesquisas, proferido palestras e ministrado cursos de Permacultura, Design de Ecovilas e Sustentabilidade para ONG's, Escolas , Insitutos e Universidades públicas e privadas em vários estados do Brasil.
É colaborador da Aldeia da Paz, espaço modelo em sustentabilidade do Fórum Social Mundial.
facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002182253886

MarCelo Todescan
Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie com 20 anos de experiência profissional responsável por diversos projetos em diversas áreas, com cursos de extensão universitária em Direito Ambiental nas Faculdades Metropolitanas Unidas e treinamento em Ecovilas, Permacultura, Bio-Construção, Energia Renováveis, Saúde nas Ecovilas e Ecologia Profunda. Membro da Ecovillage Network of the Américas – Brasil, Gaia Education e Transition Towns.
Sócio do escritório Todescan Siciliano Arquitetura, Membro e Fundador do Instituto CRIS Referencia Integração Sustentabilidade, Membro e Fundador da revista GEA Global Ecologia Arquitetura.Membro e articulador da rede Brasileiras de Cidades em Transição

-

Mais informações:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/

 
Banner